Avaliação Institucional
O que é Avaliação Institucional
Avaliação como processo, ato humano continuado, eis o parâmetro básico da Avaliação Institucional FIRB. Processo ininterrupto. O ser humano avalia, avalia-se e é avaliado. Não se vive sem avaliação. Como a vida, a avaliação desenvolve-se ao longo do tempo, diagnóstica, formativa, processual, qualitativa.
Dá-se, então, a necessidade de atender à Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e, consolidar o processo de Avaliação Interna, tornando-a integrada e sistemática.
FOCOS BALIZADORES DA AVALIAÇÃO FIRB
a) Globalidade
Coordenada por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação Institucional:
- postula participação de toda a comunidade acadêmica, dos alunos, dos professores, funcionários administrativos, da coordenação pedagógica de todos os cursos;
- inclui os diversos itens que compõem a dinâmica institucional, na sua globalidade, objetivando integrar instrumentos e procedimentos.
b) Gestão Democrática
Balizando o envolvimento de todos no processo:
- todos avaliam e todos são avaliados;
- todos tomam conhecimento dos resultados e todos propõem soluções e sugestões;
- todos manejam e remanejam ações e todos colhem os frutos.
c) Direcionamento
Finalidades da Avaliação Institucional:
- conhecer para prosseguir;
- resgatar o passado cultural da Instituição;
- integrar conhecimento do presente e compromisso com o futuro.
Na operacionalização, instrumentalmente e mediante validação estatística, realizar-se-á:
- verificação da qualidade;
- diagnóstico para resolução de problemas;
- realinhamento de trajetória;
- comprometimento com a transformação de que se fizer necessária.
d) Interação
O propósito de interação representa:
- compromisso de dialogar com a comunidade;
- foco na prática social;
- opção preferencial pelo desenvolvimento de projetos institucionais interativos.
e) Continuidade
Por continuidade entende-se o caráter permanente da Avaliação Institucional, mediante:
- ação – reflexão – ação;
- processo ininterrupto;
- divulgação dos resultados;
- realização de propostas consistentes.
f) Compromisso Científico
“... atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados” (Minayo, 1994, p. 23).
Atividade-meio da ciência, a pesquisa busca respostas para uma melhor compreensão da realidade. Atitude prática elaborada pela teoria ou teoria corroborada pela realidade, a suposta verdade nunca é definitiva para os humanos. E busca tem a ver com compromisso, compromisso com avaliação, avaliação com projeto institucional, projeto institucional com processo pedagógico como prática da liberdade construtiva.
g) Posicionamento Ético-político
Incluindo atores participantes e construtores da história da Instituição, o processo de Avaliação Institucional:
- instiga todos os envolvidos à participação;
- realiza-se como processo de tomada de decisões para formação de consciência crítica;
- valoriza o ato educativo na medida em que proporciona oportunidades de ação e de transformação;
- assume o ato político intrínseco ao projeto de educação;
- compromete-se com a qualidade;
- desenvolve a prática de negociação, de construção coletiva, de valorização humana, de prestação de contas à sociedade, de construção do conhecimento.