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FIRB no ENADE 2012

Confirmando a qualidade na oferta de Ensino Superior

 

Letras - 5º lugar no Estado de um total de 63 cursos

 

Pedagogia - 9º lugar no Estado de um total de 157 cursos

 

 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) instituído pela Lei  10.861, de 14 de abril de 2004 tem como objetivo  assegurar o processo nacional de  avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

Os indicadores  CPC – conceito preliminar de curso e IGC – índice geral dos cursos avaliados da Instituição - orientam as avaliações realizadas no âmbito  do Sinaes e são medidas da qualidade dos cursos e das Instituições do país, utilizados tanto como referenciais no desenvolvimento de políticas públicas para a  Educação Superior quanto  como fonte de consultas pela sociedade.                   

         

O ciclo avaliativo de um curso superior tem a duração de três anos e o mais recente que contempla os Cursos de Letras e Pedagogia foi publicado em planilha eletrônica no endereço www.inep.gov.br no dia 06 de dezembro de 2012, com o seguinte resultado apresentado pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa de Andradina:

 

 

Posição dos Cursos de Licenciatura-Firb no Estado – SP

 

Organização acadêmica: Faculdades

Índice: CPC - contínuo

 

 

Total  de cursos

Classificação

Ranking

%

 

LETRAS

063

05º  lugar

7,93%

 

PEDAGOGIA

157

09º  lugar

5,73%

 

Fonte: tabela_enade_cpc-2011  www.inep.gov.br

 

 

Posição dos Cursos de Licenciatura-Firb no País – BR

 

Organização acadêmica: Faculdades

Índice: CPC - contínuo

 

 

Total  de cursos

Classificação

Ranking

%

 

LETRAS

205

16º  lugar

7,80%

 

PEDAGOGIA

517

40º  lugar

7,73%

 

Fonte: tabela_enade_cpc-2011  www.inep.gov.br

 

Conceito Preliminar de Curso (CPC)  combina ao todo sete medidas de qualidade do curso assim descritas:

1. Nota de Professores Doutores (NPD)

2. Nota de Professores Mestres (NPM)

3. Nota de Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial (NPR)

4. Nota referente à Infraestrutura (NF)

5. Nota referente à Organização Didático-Pedagógica (NO)

6. Nota dos Concluintes no Enade (NC)

7. Nota do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (NIDD)