Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019 - 16:46:55
  • topo firb
  • topo vestibular
  • simcad

portal professor         portal aluno

Escolhida para estágio Internacional FIRB recebe estudante mexicana.


intercambio2 thumbsInstituição recebeu a primeira universitária de intercâmbio e em breve deverá receber mais alunos de outros continentes.

As Faculdades Integradas "Rui Barbosa" de Andradina receberam o primeiro aluno para estágio internacional. "Singelamente é o marco inicial no processo de internacionalização da missão de nossa instituição de ensino superior", comentou o diretor da entidade, Prof. Flávio Antonio Moreira. Uma parceria entre as FIRB e a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional Estudantil (Abipe) que começou a dar frutos.

 

O primeiro foi a estudante Karen Molina Mandujano, que veio do México, onde cursa Administração na Universidade Ibero Americana de Puebla. Durante 90 dias, a universitária mexicana participou de seminários, viagens acadêmicas - como conhecer a BOVESPA em São Paulo e pode contar com toda a estrutura física e o corpo acadêmico da instituição.

Além disso, ela fez sob a supervisão do Prof. Ricardo Chiquito, estágios em três empresas bem diversificadas: na indústria Citroplast, no Escritório Contábil Exatus e na Prefeitura. "Pude vivenciar a prática em três diferentes setores e isso foi maravilhoso", comentou a estudante, que vai retornar em breve a seu país, mas desde já com muita saudade dos professores, colegas, em especial de sua "mãe brasileira" a Profª. Neide.

Para ela, além de realizar estágio em três importantes setores da economia local e aprender nova cultura, vivenciar o calor humano dos andradinenses foi uma experência a parte. "Ja fiz estágio nos Estados Unidos, na Disney, mas nada se compara a recepção e acolhimento que tive em Andradina, em especial a todos nas FIRB", enfatizou ela, lembrando de como se sentiu importante ao chegar na escola e os novos amigos quererem tirar fotos com ela. "Me senti uma estrela", brincou.

Este acolhimento, para Karen foi muito importante para ajudá-la a se adaptar a um novo país, a uma nova língua. "Cheguei sem saber nada em português, nem oi, e hoje, saio compreendendo e arriscando esta língua maravilhosa, sem contar que aprendi a sambar, dançar forró, tantas outras novidades além da deliciosa caipirinha brasileira comparável a nossa tequila".

Para o vice-diretor das FIRB, Prof. e Dr. Aparecido Wilson Rodrigues, ter como primeira experiência a Karen foi muito positivo. "Por ela ser uma pessoa comunicativa tivemos um relacionamento muito proveitoso, já que ela nos passou realmente suas expectativas e suas necessidades e assim conseguimos sanar todas as barreiras e oferecer o que realmente temos de  melhor, o ensino com qualidade direcionado a dinamização das relações sociais e ao incremento das atividades produtivas no propósito de maximizar as oportunidades de empregabilidade".

E arrematou: "Só tivemos saldos positivos com a Karen e hoje, a instituição está mais do que pronta, assim como a sociedade andradinense, a receber acadêmicos de outros países.

O diretor Flávio finalizou dizendo que Karen foi a primeira semente internacional na instituição que mostrou ter condições de fazê-lo frutificar. "Nosso objetivo é receber alunos de outros países e, também, enviar nossos alunos para estágios internacionais na pretensão de enriquecer e diversificar a formação acadêmica deles cumprindo efetivamente os imperativos de um mundo de economia globalizada", assegurou o diretor geral das FIRB

 

Prof. Flávio Antonio Moreira, universitária mexicana Karen Molina e o Vice-Diretor Prof. Dr. Aparecido Wilson Rodrigues

 

Universitária Karen Molina Mandujano