Projeto de extensão à comunidade - Grupo de Estudo Alfabetização – TEA
A crescente demanda de pessoas diagnosticadas ou com suspeita de TEA – Transtorno do Espectro Autista e a necessidade de convívio escolar com alunos do espectro autista, aponta para a urgência de nos apropriarmos dos conhecimentos necessários sobre a pessoa com TEA e a sua possibilidade de alfabetização.
Mediante essa necessidade O Grupo de Estudo Alfabetização – TEA surgiu voluntariamente e sem ônus aos participantes, para estudar como a autista se alfabetiza e aplicar o que estudarmos na prática com pessoas autistas.
A metodologia utilizada foram em módulos de - aulas com vídeos de aulas da Dra. Dayse Serra sobre o Método Fônico de Alfabetização para autistas, ppt para acompanhar as vídeos aulas e textos para estudo – que serão apresentados em estudo compartilhado.
A proposta foi para que quem tivesse participante (criança com TEA) para aplicação da Metodologia de Alfabetização Fônica – que faríamos um Plano de Ensino Individualizado e acompanhamento para aplicação prática e posterior comunicação desta aplicação.
Realizamos 8 (oito) Encontros de estudo aos sábados pela manhã por 4 horas cada manhã, na FIRB.
Participaram desse Grupo de Estudo pais, fonoaudiólogas, professores, estagiários e psicólogos.
Um grupo formado por uma mãe de criança com TEA e três professoras sendo uma de Educação Física, uma professora de apoio e uma titular de classe de uma escola rural de Águas Claras, MS. destacou-se pelo empenho, frequência e comprometimento com o trabalho com o aluno com TEA.
Profª Responsável Dra. Lia Raquel Pereira de Souza
Etapas:
1º dia – 11/03 - INTRODUÇÃO - Definição e Histórico do autismo – vídeo com ppt.
2º dia – 25/03 - Módulo 1 - Conhecendo o aluno com TEA que queremos alfabetizar
Aula 1 - Avaliação prévia para identificação das alterações das habilidades que envolvem o processo de aprendizagem e comportamento dos alunos com TEA.
Aula 2 - Avaliação dos precursores da Linguagem - Avaliação das competências e habilidades que envolvem a leitura e a escrita.
3º dia - 08/04 - Módulo 2 – Exemplos de avaliações/tematização
Aula 1 – Relatório de avaliação para discussão.
Aula 2 – Desenvolvimento de habilidades para a leitura – atividades práticas de intervenção
4º dia – 29/04 - Módulo 3 – Habilidades necessárias ao processo de alfabetização
Aula 1 -. A leitura precoce e uma análise crítica dos Métodos de alfabetização
Aula 2 – O desenvolvimento da escrita ortográfica – atividades praticas de intervenção
Aula 3 - Pseudoleitura e hiperlexia. Atitudes pedagógicas diante desses comportamentos
Aula 4 - Causas do sucesso e do insucesso no processo de alfabetização
Aula 5 - A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização.
5º dia – 20/05 - Módulo 4 - Etapas do processo de alfabetização
Aula 1 – Apresentação geral do processo de alfabetização e musicas /rimas
Aula 2 – Apresentação das vogais
Aula 3 – Apresentação dos encontros vocálicos – parte 1
Aula 4 – Apresentação dos encontros vocálicos – parte 2
6º dia – 03/06 - Módulo 5 – Apresentação das consoantes
Aula 1 – Apresentação do primeiro grupo de consoantes
Aula 2 - Apresentação do segundo grupo de consoantes
Aula 3 - Apresentação do terceiro grupo de consoantes
Aula 4 – Procedimentos e atividades na apresentação das consoantes passo a passo.
7º dia – 24/06 - Módulo 6 – Dificuldades ortográficas
Aula 1 – Dígrafos ch, nh, lh
Aula 2 – Qua, quo, ge e gi , gue e gui
Aula 3 – Os sons do R e o que é considerado dificuldades ortográficas
Aula 4 – Estratégias importantes – dificuldades ortográficas - parte 1
Aula 5 – Estratégias importantes – dificuldades ortográficas - parte 2
8º dia – 08/07 - Apresentação das aplicações e encaminhamentos futuros.
A crescente demanda de pessoas diagnosticadas ou com suspeita de TEA – Transtorno do Espectro Autista e a necessidade de convívio escolar com alunos do espectro autista, aponta para a urgência de nos apropriarmos dos conhecimentos necessários sobre a pessoa com TEA e a sua possibilidade de alfabetização.
Mediante essa necessidade O Grupo de Estudo Alfabetização – TEA surgiu voluntariamente e sem ônus aos participantes, para estudar como a autista se alfabetiza e aplicar o que estudarmos na prática com pessoas autistas.
A metodologia utilizada foram em módulos de - aulas com vídeos de aulas da Dra. Dayse Serra sobre o Método Fônico de Alfabetização para autistas, ppt para acompanhar as vídeos aulas e textos para estudo – que serão apresentados em estudo compartilhado.
A proposta foi para que quem tivesse participante (criança com TEA) para aplicação da Metodologia de Alfabetização Fônica – que faríamos um Plano de Ensino Individualizado e acompanhamento para aplicação prática e posterior comunicação desta aplicação.
Realizamos 8 (oito) Encontros de estudo aos sábados pela manhã por 4 horas cada manhã, na FIRB.
Participaram desse Grupo de Estudo pais, fonoaudiólogas, professores, estagiários e psicólogos.
Um grupo formado por uma mãe de criança com TEA e três professoras sendo uma de Educação Física, uma professora de apoio e uma titular de classe de uma escola rural de Águas Claras, MS. destacou-se pelo empenho, frequência e comprometimento com o trabalho com o aluno com TEA.