Encontro de Educação Infantil: “O infante como cidadão”
As relações educativas com crianças de
A partir desta constatação pretende-se discutir, por meio de diferentes dinâmicas, “o que constitui a intencionalidade pedagógica na educação infantil? O que atribui qualidade à educação e cuidado desenvolvidos nas instituições de educação infantil?” Essa proposta toma como ponto de partida discutir o currículo na educação infantil e a avaliação dos participantes desse encontro poderá indicar a necessidade de rever o direcionamento e aprofundar as análises das temáticas propostas.
Dentre os aspectos que são fundamentais ao debate em torno da qualidade e da intencionalidade pedagógica na educação infantil, delimitamos a abordagem sobre essas questões. Dentre os temas destacamos a qualidade na educação infantil, o trabalho pedagógico com a música, a leitura e a escrita, as artes visuais, os brinquedos e as brincadeiras, a organização espaço temporal do cotidiano institucional, a educação de
Tendo como eixo a qualidade e a intencionalidade pedagógica, abordaremos os demais temas articulando as discussões teóricas e práticas no sentido de qualificar a ação docente junto às crianças pequenas.
PROGRAMAÇÃO
29-10-2013 terça-feira
Palestra:
A criança e a educação na perspectiva histórico-cultural.
Profª Dr Suely Amaral Mello –UNESP Marília
30-10-2013 quarta-feira
Mesa Redonda: Violência na ou da Escola.
Juiz de Direito: Dr. Thiago Henrique Teles Lopes
Dirigente Regional de Ensino: Profª MSc Selênia Witter de Mello
Docente das FIRB: Profª MSc Patrícia C. Amorim de Carvalho
31-11-2013 quinta-feira
Relatos de experiências de profissionais que atuam na Educação Infantil
01-11-2013 sexta-feira
Minicursos enfocando O Infante como Cidadão