Quinta-feira, 24 de Maio de 2018 - 20:03:15

Apresentação - Avaliação Institucional

Publicado em Avaliação Institucional

O Plano de Ação ora apresentado planeja o processo da Autoavaliação Institucional, que vem se consolidando nas Faculdades Integradas Rui Barbosa - FIRB, de forma contínua e integrada, garantindo a efetividade do processo e do alcance de suas metas e objetivos, durante o desenvolvimento das ações e atividades da avaliação da instituição que é um dos instrumentos centrais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela condução e articulação do processo de avaliação interna, tem agora um novo desafio, trabalhar a autoavaliação durante todo o ano letivo. Para isso, apresenta seu Plano de Ação onde no primeiro semestre letivo trabalhará com a avaliação voltada para as questões pedagógicas e no segundo semestre com as questões voltadas para a gestão, infraestrutura e pedagógicas.
Entretanto, vale ressaltar que durante o processo haverá sempre a necessidade de estarmos avaliando os itens apontados como fragilidades e acompanhando os itens apontados como potencialidades no último processo de Auto Avaliação, avaliar também as atividades e eventos promovidos pelos cursos e o trabalho realizado e os instrumentos utilizados pela CPA.
A coleta dos dados a partir das respostas aos questionários, das reuniões para análise e quantificação de dados e indicativos dos setores, terá como referência as dimensões do SINAES, considerando suas análises qualitativas e quantitativas, bem como o diagnóstico de suas potencialidades e fragilidades.
Espera-se, com a implantação desse processo de avaliação continuar apresentando para a gestão das FIRB, uma análise do seu desempenho em todos os seus níveis e aspectos.


CPA/FIRB